quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

guerra fria

viajem é sempre bom para renovarmos o pensamento e as ideias. estava voltando da ultima que fiz e fiquei refletindo a respeito de como o mundo estava desamadiamente consumista e capitalista. passei por um incidente que foi o pontapé inicial para as minhas reflexões, o qual irei narrar agora.

estavamos indo fazer uma trilha que terminava em um cachoeira. várias pessoas me aconselharam fazer essa caminhada, porque o local era lindo. me aconselharam deixar o carro em um hotel e seguir o caminho andando, que não tinha problema algum. quando chegamos ao local, uma surpresa...um cara chegou falando que o hotel tinha uma nova direção e que não poderiamos ir para lagoa, já fiquei pirado. conversa vai, conversa vem fomos conversar com a gerente que quis cobrar 30 reais para fazermos a trilha, usar o hotel - lê-se hotel a piscina- e direito a um almoço com sobremesa, esta ultima enfatizada várias vezes por ela. falamos que estamos com uma casa e só queriamos fazer a trilha e chegar a lagoa. desta vez, ela fez a mesma proposta por 25 reais. tentei argumentar que queriamos apenas ver a lagoa e que a mesma é um ponto turistico divulgado pela prefeitura, mas de nada adiantou e indignado de lá eu sai.

fiquei muuuuiito puto com tudo aquilo, mas passou, prefiri gastar meus pensamentos em outra coisa. foquei na co-relação entre socialismo e capitalismo. em verdade, acredito que o socialismo só é visto como um modelo econômico ruim, porque sabemos que existe outro. se desde de criança fossemos educados a não sermos consumistas e sabermos que de nada adianta ter 60 pares de sapato se você só usa um de cada vez, não iriamos sempre visar mais, não iriamos sempre visar o lucro. talvez, negar o socialismo, seja em verdade, o medo de abrir mão das suas futilidades para viver apenas com o necessário.

é algo a se pensar

Nenhum comentário: