sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

ideia!

Analisando a semântica de sua palavra temos “ideo” que vem de idéia e o sufixo “logia” que significa um estudo de um assunto em particular, logo temos que ideologia significa o estudo das ideias.

Ultrapassando a barreira da norma culta da lingua portuguesa, podemos encontrar vários significados para tal substantivo feminino. O termo usado de forma marcante pelo filósofo Antoine Destutt de Tracy pode ser entendido como “um termo usado no senso comum contendo o sentido de "conjunto de idéias, pensamentos, doutrinas e visões de mundo de um indivíduo ou de um grupo, orientado para suas ações sociais e, principalmente, políticas", ou então “pensamento Marxista (materialismo dialético), um conjunto de proposições elaborado, na sociedade burguesa, com a finalidade de fazer aparentar os interesses da classe dominante com o interesse coletivo, construindo uma hegemonia daquela classe. A manutenção da ordem social requer dessa maneira menor uso da violência através de força explícita. Assim a ideologia torna-se um dosi nstrumentos da reprodução do status quo e da própria sociedade.”

Mas vem a pergunta de qual a real significancia independente do que já foi dito na barreira do tempo e espaço. O que há de verdade para cada um de nos em todas essas teorias? Será que aqueles que lutaram por um sonho realmente tinham a ideia de manipular os outros de maneira burguesa.

Na historia brasileira as pessoas lutaram por suas ideias, por tudo aquilo que elas de fato acreditavam e foram capases de dar suas vidas por isso. Em muitos momentos seus sonhos se misturaram com a sua ideologia. Por outras vezes, os sonhos e suas ideologias eram a mesma coisa, pois essa aquilo que os faziam acordar e muitas vezes não durmir, era o que os dava força para irem cada vez mais a frente mostrando que nem tudo era uma verdade absoluta, que poderia existir um outro lado. Não para fazerem as pessoas abandonarem suas crenças, mas apenas para mostra-las um novo caminho.

Uma ideia não não respira, não fala, não tem emoções, as pessoas sim. As pessoas que fazem dessas ideias um simbolo, um icone. As pessoas que suam, que lutam, que eternizam tais ideias que não se podem pegar, deixando um legado para as mentes do amanhã que também querem seus objetivos alcançados, seus sonhos realizados e suas ideias prolizeradas mundo a fora, para que as pessoas saiam do mito da caverna e consigam enxergar algo além daquilo que é vos dito.

Nenhum comentário: